domingo, 8 de setembro de 2013

Tecnologia Assistiva - DF


Tecnologia Assistiva


Tecnologias assistivas é uma área do conhecimento, com caraterística; interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade , relacionada à atividades e participação de pessoas com deficiências, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (CAT- Comitê Brasileiro de Tecnologias Assistivas- Portaria n° 142 de 16 de novembro de 2006)

Produtos, recursos e metodologias

No mercado existe uma infinidade de produtos e recursos que podem variar de uma simples prancha de comunicação a um complexo sistema computadorizado, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura, recursos para mobilidade manual, equipamentos de comunicação alternativa, acionadores, materiais protéticos disponíveis no comercio e vários outros itens confeccionados artesanalmente ou ainda feito adaptações necessárias para atender cada especificidade. O professor pode confeccionar caixas de areia (facilita a escrita) ou caixas de antecipação que podem ser utilizadas com alunos que não possuem sistema formal de comunicação. As caixas de antecipação feita com objetos concretos (escova de dentes) colados em placas de madeira ou papelão e referem-se a objetos de referência usadas para antecipar uma atividade de rotina, refeição,(talheres) recreação (bola) e outros.

É indispensável uma boa adequação postural para a realização das atividades em sala de aula. Para tanto, materiais e cadeiras adaptadas com apoio dos pés e cabeça cinto torácico,e bandeja adicional são usadas tanto na deficiência física como nas associadas a outras deficiências. A adequação postural implica a obtenção de um mobiliário adequado, portanto é preciso conhecimento das necessidades e planejamento na aquisição, uso, e observação dos resultados vez que estas poderão se constituir em grandes barreiras para o aprendizado, pois além do acesso aos espaços é importante que a escola proporcione condições básicas de conforto e segurança favorecendo a participação do aluno, nas diversas atividades como culturais,esportivas, laboratoriais e sociais. No que se refere ao conceito de mobilidade estes devem ser projetados pensando na possibilidade de deslocamento com segurança, com o minimo de esforço possível, no sentido de facilitar o acesso ,que deve ser realizado preferencialmente de forma autônoma. A legislação brasileira aponta para o direito do cidadão com deficiência a concessão dos recursos de tecnologia assistiva dos quais necessita..Neste sentido alguns passos importantes estão se concretizando embora muito, ainda deve ser feito. O Decreto n°3298 de 1999,art.19 fala do direito do cidadão brasileiro com deficiência às ajudas técnicas. Nele consta que:
Consideram-se ajudas técnicas, para efeitos deste decreto,os elementos que permitem compensar uma ou mais limitações funcionais motoras,sensoriais ou mentais dapessoa portadora de deficiência, com o objetivo de permitir-lhe superar barreiras da comunicação ou mobilidade e de possibilitar sua plena inclusão (Brasil. Decreto n° 3.298,de 20 de Dezembro de 1999)
Na apresentação das ferramentas e ajudas técnicas que atendem as necessidades de aquisição, adaptação, de recursos para alunos em processo de desenvolvimento o professor deve entender a situação, planejar e construir o objeto para posteriormente acompanhar e avaliar o uso de cada ideia gerada.
As figuras a seguir representam as ajudas técnicas:

Bola com lápis
Adaptador/Engrossador de lápis
Aranha-mola
Plano inclinado

Tesoura adaptada
Tesoura adaptada
Adaptador/Engrossador de pincel
Andador com freio nas mãos com cesta afixada na frente
Andador para empurrar bola
Mouse acionador

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